Escolher a escova de cabelo correta de acordo com cada tipo de cabelo pode impactar diretamente no crescimento saudável dos fios, além de minimizar o tempo gasto na escovação. Características como espessura, comprimento e textura devem ser analisados para não errar na hora de adquirir o produto.
Confira os modelos mais procurados do mercado e entenda de que forma podem transformar os cabelos:
MODELO OVAL
A escova oval, geralmente, possui base de almofada e cerdas de nylon com “bolinhas” nas pontas. Ela desembaraça os fios e, ao mesmo tempo, promove uma agradável sensação de massagem no couro cabeludo. Ideal para todos os tipos de cabelo.
MODELO RAQUETE
Com a estrutura similar à oval, a escova raquete auxilia a desembaraçar e alinhar os fios com mais facilidade. Seu formato é mais indicado para cabelos mais longos e volumosos.
MODELO VAZADA OU VENTILADA
Esse modelo possui cerdas mais espaçadas e aberturas no corpo da escova, que servem para que o ar do secador passe pelo cabelo com maior eficiência. Também é recomendada para praia, piscina ou banho, pois evita o acúmulo de água.
MODELAR OU ALISAR
Para alisar o cabelo use as escovas redondas. De uma forma geral, prefira os modelos que possuem base térmica, de alumínio ou cerâmica que potencializam a ação do secador. Esse calor acumulado vai agilizar o processo de transformação do fio. O diâmetro ideal dependerá do tamanho do cabelo.
O ideal é escolher os modelos de cerdas naturais para modelar ou alisar. Elas distribuem a oleosidade do fio deixando-o mais macio e brilhante, além de reduzir a quebra.
Com bases geralmente de alumínio ou cerâmica, materiais que potencializam a ação do secador, essas escovas são mais indicadas por serem mais resistentes ao calor. O tubo vazado dá a vantagem de o ar do secador atingir o cabelo mais facilmente, fazendo a modelagem ser mais rápida e eficiente.
MEGAHAIR E APLIQUES
Para quem tem megahair ou apliques o modelo ideal é a raquete com cerdas em looping que não enroscam e nem emendam na extensão capilar.
DOMAR O FRIZZ
Frizz são fios que ficam arrepiados. As escovas com cerdas ionizadas ou de madeira são ideais para minimizá-los.
DICAS ADICIONAIS
Qual o tempo ideal para se trocar a escova?
A escova com cerdas naturais ou mistas, indicadas para alisar o cabelo costumam durar menos devido ao constante contato com o calor do secador. Portanto, a duração de vida da escova é relativa dependendo da rotina diária, mas a média é de três meses, caso haja contato diário com secador.
Já as escovas de cerdas sintéticas e bolinhas nas pontas tendem, com o uso contínuo, perderem essas bolinhas e, consequentemente, se tornam menos confortáveis de usar.
Quando usar o pente?
São mais indicados para cacheadas ou cabelos crespos. Isso se dá porque a textura dos fios de cabelos muito cacheados ou crespos é mais delicada e, para isso, é melhor desembaraçá-los com pentes ao invés das escovas.
Os pentes desembaraçam os fios sem quebrá-los, principalmente após a lavagem.
Um super beijo!!
Patty Pessutti
Nenhum comentário:
Postar um comentário